segunda-feira, 15 de abril de 2013

League of Legends - Guia para Novatos #1 - Como começar a jogar bem

Olá invocadores, venho lhes apresentar um Guia para iniciantes de League of Legends! Como vocês devem saber ou não, sou o novo administrador do blog, e esse será minha primeira postagem oficial, já que a primeira realmente foi uma apresentação. Trarei esse tipo de conteúdo para o blog, e caso queiram, irei continuar a série como já é feito com várias outras aqui no blog. Agora chega de papo e vamos ao guia:

Mas oque é League of Legends?
League of Legends é um MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) gratuito para jogar, desenvolvido e publicado pela empresa Riot Games lançado em 27 de outubro de 2009, e desde seu lançamento vem ganhando um público muito grande no mundo inteiro.

Como posso jogar League of Legends?
League of Legends é um game gratuito para download, ou seja, basta clicar aqui para criar sua conta e em seguida baixar o game no mesmo link. Depois de feito isso é só instalar e jogar.

O Jogo


Summoner's Rift.
Modo Clássico em Summoner's Rift: Nas partidas em Summoner's Rift há duas equipes, que são constituídas por 5 jogadores em cada equipe. Ganha a partida a equipe que destruir o Nexus da equipe adversária ou, em caso de alguma desvantagem em relação a número de jogadores ou desistência a equipe pode pedir rendição e com a maioria dos votos a favor da rendição o jogo está acabado. Pelo mapa de Summoner's Rift há 3 caminhos principais, Bot lane (Bottom), Mid lane (Middle) e Top lane. A área do mapa que não tem lane, é chamada de Jungle, e nela há monstros que respawnam regularmente. O sistema de jogo mais comum entre as equipes é: Um jogador Solo Top, um jogador Mid, dois jogadores Bot (um carregador de jogo e um suporte), e um jogador na jungle. Ao início de cada jogo, os jogadores se posicionam em suas lanes e os bots do jogo começam a spawnar. depois do início de jogo ocorrem as disputas entre seu time e o time adversário para ver quem "domina" a lane e trabalhando em equipe os jogadores devem derrubar as torres adversárias até o Nexus, destruíndo este acaba o jogo.

Twisted Treeline.
Modo Clássico em Twisted Treeline: Assim como em Summoner's Rift, ganha a equipe que destruir o Nexus adversário primeiro, porém, em Twisted Treeline as equipes são formadas por 3 jogadores e há somente 2 rotas principais (Top e Bot). Há também a Jungle, mas dificilmente optam por colocar um jogador Top, um Bot e um Jungle, geralmente irão 2 Bot e 1 Top. O mapa é menor e há 2 altares, um de cada lado do mapa, esses altares te concederão vantagens no decorrer da partida. No começo do jogo, os atares são liberados e cada equipe precisa garantir o seu altar, mesmo depois de ter posse dos altares a equipe inimiga pode rouba-los, e depois de roubados os altares ficam trancados até que se passe um tempo de jogo.

Modo Dominion em The Crystal Scar: Este modo é mais competitivo e tem mais ação, nele as equipes são constituídas por 5 jogadores e os pontos são contados com o domínio sobre as torres. Neste mapa existem 5 torres que serão disputadas até o final da partida. Ganha a equipe que possuir as 5 torres ao mesmo tempo. Para capturar uma torre basta ficar posicionado ao lado dela, sem que um inimigo esteja por perto, e para capturar uma torre inimiga o processo é o mesmo, desde que não haja um inimigo em baixo desta torre, neste caso a torre irá te atacar.
Há também o modo personalizado em The Proving Grounds: O sistema de jogo é basicamente igual a Summoner's Rift, a diferença é que só tem uma lane, ao voltar para a área de respawn não regenera HP e mana, só é possível acessar a loja quando você morre. As equipes podem ter até 5 jogadores cada.

Modos de Jogo

Antes de entrar em uma fila para encontrar uma equipe, o jogo traz 6 modos de jogo: Blind Pick, Draft Pick, Ranked Solo/Duo, Ranked Team, Coop vs Bot e Custom.

• No Blind pick a escolha de campeões é livre e só é possível ver os campeões do time inimigo na tela de carregamento de jogo.
• No Draft Pick é escolhido um capitão para cada equipe, cada capitão tem poder para banir 3 campeões a sua escolha antes da escolha dos campeões da partida. Depois de banir 6 campeões do jogo, os jogadores, em ordem, escolhem os campeões que irão utilizar na partida e estará visível para a equipe inimiga.
• Em Ranked Solo você, no nível 30, pode jogar sozinho em filas ranqueadas. E em Ranked Duo você pode jogar em filas ranqueadas em dupla com algum amigo seu.
• No Ranked Team A sua equipe ranqueada disputará jogos com outras equipes ranqueadas completas, o desempenho de sua equipe neste modo pode levar você e sua equipe para os campeonatos e ligas.
Coop vs All é o modo de jogo em que seu time é constituído por outros jogadores e vocês jogam contra bots.
E Custom é um modo de jogo em que você pode escolher qualquer mapa e pode colocar e tirar bots de ambos os times.

A escolha dos Campeões

Atack Damage Carry: Este tipo de campeão geralmente está na Bot lane, sua preocupação é obter o máximo de abates a tropas inimigas para assim conseguir mais gold. Ele precisa ser agressivo e ir em busca dos campeões da equipe adversária, ele precisa do máximo de abates que puder pois é ele quem irá carregar o jogo. Nas Team Fights, o ADC precisa ficar seguro para não morrer e atacar os adversários e assim ficarem seguros para levar as torres.
• Suporte/Assistente: Este tipo de campeão vai ser o suporte do ADC, é ele quem irá se preocupar com a segurança de seu parceiro na Bot lane, ele não precisa muito de gold, então ele não mata tropas inimigas. É ele quem vai fazer o possível para atacar a equipe adversária sem por em risco seu parceiro.
• Tank: Tem a função de "tankar" a equipe adversária. Geralmente é ele quem começa as Team Fights.
• Off-Tank: Este não foca somente em tankar a equipe inimiga, ele também precisa focar em em ter dano e assim ajudar nas Team Fights. Geralmente ele irá na Top lane, e ele precisa ter mais abates de tropas inimigas para poder se sustentar na partida.
• Jungler: Este tem o trabalho de ajudar a Mid lane, Top lane e Bot lane. Ele aumenta seu nível pela Jungle matando os mobs fixos, e marcando o tempo de respawn dos mobs facilita seu trabalho. Assim que atinge um nível em que esteja confiante, ele ataca uma Lane fazendo o possível para matar, junto com seus aliados, os adversários.
   
Alguns significados para melhor comunicação com sua equipe

• AP = Ability Power.
• AD = Attack Damage.
• Mia = Algum campeão está desaparecido.
• Gank = Quando algum jogador sai de sua lane, ou o próprio jungler, e vai em outra lane para ajudar seus aliados e ou abater inimigos.
• GLHF = Sigla utilizada nos servers norte americanos que significa Good Luck, Have Fun.
E há as abreviações de itens, nome de campeões, etc.

Espero por vocês nos campos de justiça!

Ademaru ^^