domingo, 25 de agosto de 2013

The Legend of Zelda: Ocarina of Time - Walkthrough/Detonado #0 - Preview e comandos

E aí pessoal, tudo bom? Em breve iremos começar um detonado do jogo The Legend of Zelda: Ocarina of Time, que será separado em coletas de itens e dungeons, independente do tamanho do post. De início irei falar sobre algumas curiosidades e informações a respeito do jogo, incluindo os seus comandos.
Ano: 1998
Plataforma: Nintendo 64 [alguns remakes
foram feitos, para Wii, Gamecube e 3DS]
Desenvolvedores: Nintendo


Link adulto em Ocarina of Time.
The Legend of Zelda é uma das franquias mais conhecidas da Nintendo, que está em ativa desde 1986, tendo seu primeiro jogo lançado para o Famicom Disk System/Nintendo Entertainment System (o famoso Nintendinho). O jogo fez tanto sucesso que resolveram dar continuidade à franquia que foi evoluindo ao longo do tempo, até que surgiu a primeira versão 3D para a franquia: The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time, em 1998. Nesta época, o jogo foi considerado o jogo do ano e o melhor jogo do Nintendo 64 (e ainda é considerado por muitos fãs da série), chegando a ser considerado por alguns o "jogo do século". Realmente, o game merece todas essas regalias pois conta com um novo sistema de jogabilidade, que inclui o revolucionário Z-targeting, que dá um pouco de tempero para os combates. Fique por dentro de algumas curiosidades do game:

-Saltos utópicos

Um dos designers do game, Yoshiaki Koizumi afirmou que no início do desenvolvimento do jogo, a ideia de um botão automático para pular era concreta, porém foi descartada do sistema de jogabilidade para simplificá-lo e focar a atenção para os elementos de puzzle.
-Era pra ser em primeira pessoa. Era
No início do desenvolvimento do jogo, Miyamoto tinha a ideia de querer fazer o jogo em primeira pessoa. Porém Koizumi, após trabalhar em Super Mario 64, percebeu como seria difícil a relação em primeira pessoa com os objetivos do jogo e assim convenceu Miyamoto a mudar de ideia. Outro motivo, é que Koizumi foi o designer do link em 3D, e ficaria chateado se o personagem que desenhara com tanto esforço não aparecesse em todos os momentos do jogo.
-Originalidade?
O nome "Zelda" não foi criado assim do nada. Shigeru Miyamoto se inspirou na esposa do autor F. Scott Fitzgerald, que possuía tal nome. 
Artwork de um boss presente no título.
Para Miyamoto, o nome parecia "inpirador e prazeroso" e se encaixava perfeitamente para o título do jogo. Após ter a permissão para usar o nome, assim foi nomeada a Princesa Zelda.

Comandos:

Alavanca (analógico): move Link, sobe em alguns muros e nada.
Start: Pausa o jogo e mostra o inventário.
Botão A: Abre baús, portas, escala objetos, segura objetos, lê placas/coisas importantes, levantar/jogar coisas, etc. É usado para quase tudo no jogo.
Botão B: Usa a espada para atacar e salva o jogo, na tela do inventário.
Botão C - cima: Visão em primeira pessoa.
Botão C - outras direções: seleciona os itens escolhidos na tela do inventário.
Botão R: Defesa (com o escudo)
Botão L: Mostra/esconde o mapa.
Botão Z: Aciona o Z-Targeting. Durante este modo, aperte A para pular [golpe aéreo].
Spin Attack: Gire o analógico 360º e aperte A. Você também pode manter segurado o botão A e depois soltar, mas quando você adquirir a barra de magia, esse método irá gastar um pouco, mas em compensação é mais forte.
Link tocando a Ocaria do Tempo, objeto que deu nome ao título.
Em breve começaremos com a primeira parte do nosso detonado! Espero que gostem!